Drummond e um poema de mãe

Para sempre

 
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
 

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
 
poema: Carlos Drummond de Andrade
tela: Gustav Klimt (c.1905) – detalhe de ‘ As três fases da mulher’ 
   

 

E um pouquinho de Cecília Meireles:
Cecília sabe das coisas

Mais mães:
Sábios ensinamentos das mães

Publicado em 9 maio, 2008, em frases, poesia e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 19 Comentários.

  1. Neste ultimo dia das mães, quando vi a minha nora chorar na nossa festa do dia das mães, lembrei de alguns pedaços desta poesia que eu tinha lido quando ainda era criança e que nunca saiu da minha memoria, e eu queria ler ela de novo mas não sabia nem quem era o autor.
    Mas que surpresa agrádavel ao fuçar no computador a encontrei , copiei e vou guarda-lá para sempre comigo, essa história tem mais ou menos 40 anos.
    Muito obrigada
    Edna

  2. Edna,

    fico feliz que você tenha reencontrado esse texto depois de tanto tempo! Drummond sabe como ninguém falar com simplicidade sobre as coisas mais profundas do universo… É dos meus poemas favoritos e traduz maravilhosamente o que a gente sente (ou pelo menos eu) com relação às mães…

    Esta cópia veio assim, até com a pintura do Klimt, num cartão super delicado que recebi de uma amiga quando perdi minha mãe. Guardo até hoje com o maior carinho.

    Grande abraço

  3. Vanderlei Framil Melo

    Há muito tempo deixei de ler algo tão lindo como esse poema de Carlos Drummond no entanto são dessas palavras que nos da conforto de saber que cada sol cada dia somos mais sensíveis ao amor por nossas mães….

  4. Herivelton da Silva Camolese

    Esse poema nos transmite como mãe é essencial na vida. Ela faz de tudo para nós, filhos , mas um dia Deus tem de levá-la. Ai ficamos sozinho nesse mundo!Mas a vida é assim.

  5. Este poema e show valeu apena decoralo

  6. Lindo..esse poema

  7. Monica, gratíssima, foi um grande presente para mim, fiz como a Edna, copiei-o imediatamente; nos livros que já li, não me recordava deste, então é a primeira vez que foi-me apresentado, isto não se esquece! Emocionei-me. Conjugação maravilhosa esta de Drummond e Klimt. Desta vez não segue apenas um abraço, mas beijos também!

    • Vanilda, obrigada!
      Mas a gente tem mesmo é que agradecer ao Drummond, que sempre parecia ter as palavras exatas – e simples – pra dizer na hora certa…
      É um poema lindo, eu o li há muitos anos e há um tempo recebi-o num cartão de uma amiga, quando perdi minha mãe. Só mesmo Drummond pra traduzir com tanta leveza e sensibilidade o que a gente sente nesses momentos.
      E Klimt está entre os meus pintores favoritos!
      bjk

  8. Eu achei simplesmente maravilhoso esse poema de drummond….como todos q ele escreveu….obrigada!

  9. mãe, uma mulher de garra e q faz d
    de tudo para ver um filho feliz, e que ate dar
    a sua vida por nos, bom neste dia fale para sua
    mãe tudo o que vc sente por ela, ñ cale o seu coração. e se vc estive de mal cm a sua mãe pessa perdam, demostre o q sente por ela. diga: ________**EU TE AMOR**_________
    BJOKS!!

  10. e quem vai me dar cafuné…quem vai pedir se estou com fome quando chego…quem vai me ligar pra ver se está tudo bem…e … quando chegar de viagem…não vou poder te avisar que cheguei bem…maezinha…poema maravilhoso que faz brotar os mais belos sentimentos em nossos corações…

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 133 outros seguidores

