O dilema da escolha

clique para ampliar

 

Parecia uma tarefa simples, com objetivo claro e meios para alcançá-lo que não deixavam qualquer margem a dúvidas. Eu devia ter imaginado; estava fácil demais.

Entrei na lanchonete, esperei minha vez na fila, cheguei no balcão: Boa tarde, uma Coca Cola, por favor.  Em outra época eu pagaria, receberia a bebida e pronto, voilà. Bons tempos… Normal, Zero, Light ou Light Lemon? Normal, eu disse. Lata ou copo? Copo. Pequeno, Médio ou Grande? Pequeno. Gelo e limão? Sim, por favor. Para tomar aqui ou para levar? Ai, moço, me dá uma Coca-Cola!!!

Celebramos a grande variedade de opções de produtos e mal nos lembramos da trabalheira que dá escolher. Não sei se você faz compra no supermercado, mas no meu caso o problema já começa antes mesmo de colocar os pés lá dentro. Pego uma cestinha (de plástico ou de metal?) ou um carrinho? Carrinho pequeno – ou médio – com dois compartimentos, assim posso separar compras mais pesadas das frutas e verduras? Ou um maior ainda, com mais profundidade, para aproveitar o embalo e já fazer todas as compras do mês? Ainda bem que não tenho criança em casa, porque ainda ficaram de fora as opções por um carrinho com cadeirinha para o bebê, um outro cujo ‘andar de baixo’ é um carrinho com volante e tudo, e aquele que pode ser o terror de muitas mães: o mini carrinho que o filhote pode sair empurrando corredor afora entupindo de chocolate, balas e batata frita.

Dentro do supermercado, experimente comprar um queijo. A menos que você tenha um gosto muito bem definido, como eu, você vai ficar parado congelando ali na frente da prateleira tentando resolver qual dos 348 tipos você deve levar desta vez. Saia dali e tente comprar um pacote de papel higiênico. Nem vou te pedir para decidir baseado no número de rolos na embalagem: pare para observar a variedade de aromas, cores, padronagens e texturas para um produto com finalidade tão específica e, digamos, tão pouco glamurosa.

E por aí vai. Qualquer tentativa de gastar menos de 40 minutos ali dentro está fadada ao fracasso. Você sai exausta, abarrotada de compras e provavelmente vai esquecer de levar o leite ou os fósforos. Na saída, morrendo de calor, resolve tomar um sorvete. Nem pense em olhar para o painel anunciando 86 sabores diferentes; peça logo um de creme, pague e saia correndo dali.

2 respostas em “O dilema da escolha

  1. Monica,
    sensacional tua redação, descreveste e-xa-ta-men-te as impressões que tenho antes de entrar, não vejo a hora de sair e tua previsão de tempo, confere perfeitamente!

    Por maior que seja, higiene quase impecável, organização de setores nos trinques, vou ‘na marra’, não faz tanto tempo assim, mas não sentia esta ogeriza toda!!!
    Sinto que meu tempo esta sendo usurpado, uma inquietação!
    Qualquer deles: o ‘francês’, as de rede do sudeste, o daqui que passou para uma rede holandesa e agora norte-americana, não vejo melhora alguma.
    Tudo a mesmíssima coisa, o nível de ansiedade em nada diminui!
    Vendo tua foto – lembrei-me de uma professora de Arte, conheci na Espanha em 1997: mostrou-me umas fotos panorâmicas (do tamanho desta do teu blog), da disposição de produtos, principalmente frutas e verduras, aqui desta cidade, e ficaram lindas!
    Apesar disto, minha opinião do ‘fazer compras’ permanece…

    Abração!

    • Vanilda,
      quando eu tenho tempo sobrando (hein? o que é isso?), eu até me divirto com a quantidade de opções disponíveis. O caso é que, em geral, a gente tá mesmo é só de passagem, correndo pra estar em algum lugar, então o tempo de decisão tem que ser curto e objetivo. A gente fica doidinha, né? 🙂

Deixe um comentário

