A escola e a criatividade

Ken Robinson deve ter o maior trabalho para explicar pros outros o que significa ser um ‘especialista em criatividade e inovação’. Provavelmente o fato de ser sir ajuda um bocado na hora de angariar algum respeito, afinal a gente não imagina Sua Majestade desperdiçando títulos de cavaleiro assim, sem mais nem menos.

Robinson acredita que o modelo de escola e educação que impera hoje é restrito demais e está ultrapassadíssimo, e que ‘preparar os alunos para o mercado de trabalho’ é um erro de proporções estratosféricas, já que daqui a cinco ou dez anos o mercado de trabalho tem boas chances de estar completamente diferente.

A solução – ou pelo menos parte dela, segundo ele – é dar à criança oportunidades de se expressar criativamente em todas as esferas, e para isso é preciso investir pesado em Artes. Só que todo mundo sabe que, com raríssimas e honrosas exceções, essa é uma área que está lá no fundo do porão escolar das prioridades, bem depois da matemática, ciências e línguas. Então é preciso mudar a escola.

Bom, muito melhor do que eu falando o que ele acha é assistir a esta palestra feita durante um dos TEDTalks, que acontece todos os anos na Califórnia.

***

Aqui, a versão legendada em português:  parte 1 e parte 2.

 

Update: em fevereiro de 2010, Robinson falou novamente durante o mesmo evento, dessa vez sobre a necessidade de uma revolução na aprendizagem. O link original está aqui.

Anúncios

2 respostas em “A escola e a criatividade

  1. Obrigada pela dica pros leitores, eu vi recentemente que várias apresentações já foram legendadas – ótima notícia. Não troquei o vídeo aqui porque a do Ken Robinson, na versão em português, está gravada em duas partes…

    Mas vou postar o link! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s