O ônibus espacial e o cavalo romano

Procê ver que a tecnologia de hoje está mais ligada ao passado do que a gente imagina… O ônibus espacial americano utiliza dois tanques de combustível sólido, fabricados no estado de Utah. Os engenheiros do projeto queriam fazê-los mais largos, mas tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde seriam transportados até o local de lançamento. Esses túneis têm suas larguras baseadas na bitola (distância entre os trilhos), que é de 4 pés e 8,5 polegadas.

Por que esse número aparentemente estapafúrdio? Porque essa era a largura da bitola das ferrovias inglesas, e como foram os ingleses quem construíram as primeiras ferrovias americanas, essa foi a medida utilizada. Mas por que essa medida? Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias, aproveitando as mesmas ferramentas e equipamentos.

E por que a medida de 4 pés e 8,5 polegadas para as carroças? Porque a distância entre as rodas deveria permitir a circulação das carroças nas antigas estradas da Europa, que tinham essa medida. E por que as estradas tinham essa medida? Porque foram abertas durante o Império Romano, e os romanos tomavam como base a largura das bigas. E por que as medidas foram definidas assim? Porque as bigas foram feitas para acomodar dois cavalos emparelhados.

Ou seja: o exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia ainda depende fundamentalmente do tamanho da bunda do cavalo romano…

PS- não sei se todo esse exercício de lógica é verdadeiro, mas foi assim que me contaram a história e eu achei ‘deverasmente’ bacaninha…

 

Mais tecnologia através dos tempos…
Tecnologias que mudam a nossa vida

Anúncios

2 respostas em “O ônibus espacial e o cavalo romano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s