Solstício de inverno em Newgrange

tumbas em Knowth, 3000 aC

tumbas em Knowth, 3000 aC

Uma das coisas mais bacanas com relação a Irlanda é que você pode percorrer 5 mil anos de História num espaço geográfico menor do que o estado de Pernambuco. Muito antes dos celtas, com seus druidas e rituais, o país era povoado por tribos que deixaram de herança construções incríveis, como as que a gente encontra em Brú na Bóinne, pertinho de Dublin. Muita gente que visita o lugar acaba indo apenas a Newgrange, que é o sítio arqueológico mais conhecido, mas Knowth ainda é, na minha modesta opinião, mais impressionante pelo tamanho e quantidade de tumbas.

Mas o mais interessante em Newgrange é o que acontece neste domingo, 21 de dezembro, solstício de inverno no hemisfério norte. Pouco antes das 9 da manhã (ou 7 horas aqui no Brasil, pra quem está no horário de verão), o sol entra pela ‘porta’ principal da tumba e traça um feixe de luz que leva alguns minutos para percorrer o corredor até iluminar um altar no meio da construção. O cálculo é exato e inclui pedras gigantescas que guiam o feixe de luz pelo interior e uma inclinação de pouco mais de 2 metros da entrada até o altar, para fazer com que a luz ‘caminhe’ lentamente pelo chão da tumba. Imagine calcular isso tudo há 5 mil anos, sem as maquininhas da modernidade…

A internet entrou em cena no ano passado, com tudo isso sendo mostrado ao vivo em streaming. A edição deste ano também poderá ser acompanhada  pelo site a partir das 8 e meia da manhã (6 e meia no Brasil), clicando aqui e depois em Webcast 2008. Só falta torcer para que tenha sol. O que, na Irlanda, não é lá muito frequente…

Mais Irlanda:
Fotos
De volta ao batente – slideshow
Música: Chieftains & amigos

Anúncios

2 respostas em “Solstício de inverno em Newgrange

  1. Morei não, mas fiz uma super viagem em agosto/setembro e deu pra conhecer bastante o país. Depois disso, recomendo pra todo mundo: os lugares são lindos, gente da melhor qualidade, música, cultura, história e uma ótima estrutura para receber o turista. E é um país para se conhecer com calma, de carro, aproveitando tudo. Adorei e pretendo voltar. Principalmente se os deuses forem generosos novamente e me brindarem com mais de duas semanas de sol e céu azul, como desta vez!

    E você, conhece? Pra quem é da literatura, então, aquilo ali é o paraíso… 🙂

    Bjk.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s