No te metas con la Carmen!

Da série: cenas que eu assisto again and again…

Ando reencontrando coisas incríveis no ‘Iutúbi’… Já vi e revi esta cena da tabacaria pelo menos umas 478 vezes. E, se você fizer isso também (ok, o 478 é um leve exagero por parte de minha pessoa), vai ver que ela é absolutamente perfeita. Da energia sensual do flamenco ao ritmo marcado da música cantada com ‘voz de lavadeira’, do jogo de luz e cores contrastando com o cenário quase limpo e em tons neutros, do contraste entre a tensão estampada nos rostos da Laura del Sol e da Cristina Hoyos e o jeitão casual dos costureiros que trabalham enquanto as bailarinas ensaiam, do sapateado ritmado ao silêncio da ‘câmera lenta’ no final, na câmera se movimentando pela sala, às vezes te colocando como um do grupo, não tem nadinha fora do lugar, nada faltando ou sobrando. A Carmen de Carlos Saura, coreografada magistralmente pelo Antonio Gades, é de encher os olhos e a alma. Bizet seguramente daria um jeito de incluir essa versão da cena na sua ópera original…

 

No te arrimes a los zarzales
Los zarzales tienen púas 
Y rompen los delantales
Y en esta tabacalera
Las hay malas, las hay buenas
Y en esta tabacalera
Las hay más zorras que buenas
Y en esta tabacalera
No te metas con la Carmen!
Con la Carmen no te metas!
La Carmen tiene un cuchillo
Para él que se meta con ella!

ps- ‘brigadão, Lucas, pela letra…

Publicado em 6 fevereiro, 2009, em cinema, dança, vídeos e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Meu Deus!!! Quase chorei quando vi isso!!! Minha tia é espanhola e tenho até um vídeo caseirado dela dançando essa música!!!!!

    • Isso é lindo mesmo, né? Pra mim, é o ponto alto do filme. A dupla Saura-Gades fez coisas belíssimas. Além de Carmen, o Bodas de Sangue é dos meus filmes favoritos, daqueles que eu posso assistir trocentas vezes sem me cansar…

  2. Nossa… tu viu o que eu escrevi?? Vídeo “caseirado”…. isso que dá a pessoa não ter controle de suas emoçoes perante o teclado, hahahaha!

    Vou ver esse filme, com certeza!

  3. Agora em dezembro a Cadica CIA DE DANÇAS de porto alegre, vai fazer um espetáculo com essa cena e eu terei o prazer de cantar a música que escreveste ai.
    Só pra constar..

    besitos

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 133 outros seguidores

