Questão de acento

eu me remexo muito...

Perguntinha gegráfico-linguística para meus estimados leitores: quando foi que Madagascar virou Madagáscar (com esse acento aí no ‘a’), que ninguém me avisou nada? Isso por acaso é obra do King Julian, aquele que se remexe muito??? Quando a gente atacava Madagascar no jogo de War em tempos idos, a palavra era oxítona, tenho certeza…

 

Outras ‘questãs’:
Outras palavras
A muçarela
Nova ortografia do português
Dicas para escrever bem

6 respostas em “Questão de acento

  1. Oi Mônica!

    Eu já não suporto tantos erros grosseiros no MSN e orkut, que chegam realmente ao ponto de irritar.
    Tudo bem que não sou alguém que sabe todas as regras gramaticais (ainda mais agora com as últimas mudanças) ou que escreve tudo corretamente sempre. Mas tento.

    O problema é quando os erros vem “de cima”. Da mídia como neste caso.
    Mas a vantagem é que os retardadinhos dos “oi td baum como se tah, mi add bju” ou que fazem perguntas no MSN sem nunca usar o ponto de interrogação, nem vão perceber esse acento do Madagascar.
    Até porque, pra eles oxítona deve ser algum nome de xarope pra tosse…

    Bjus migaaaaa!!!…hehehe.

  2. Ei Cassiano,

    sumidíssimo, hein? Sabe que o português de MSN não me incomoda tanto? Acho que me irritaria se eu o visse em algum texto fora dali, mas nas conversas eu não ligo muito não. Passo uns bons apertos tentando entender o que a meninada está dizendo, mas já estou me acostumando! Só não consigo escrever como eles, comigo é tudo com os devidos acentos, pontuações e gramáticas. Tô ficando velha, kkk…

    Mas fui ali perguntar pro meu amigo Aurélio (edição de 2000) e lá está grafado sem acento. Estou começando a achar que o fato da capital ser ANTAnanarivo pode ter alguma coisa a ver… 😛

    bisous!

  3. Eu na verdade também não ligo muito, mas é que conheci uma pessoa esses tempinhos que me fez perder o encanto só pela forma que escreve…hehehe.
    Pode parecer exageiro, mas se vc visse e percebesse que a cada frase eu tinha que ficar pensando 5 min. o que a criatura queria me dizer, vc ia entender minha revolta no comentário acima…hahaha.

    Bjosss

    Obs: mesmo esquema, sumido dos comentários, mas presente em visitas. 😉

  4. É, esse negócio de ter que decifrar a escrita alheia não é mole! Não tem comunicação que dê conta, pelo menos entre pessoas de mais de 18 anos! 🙂

  5. Ei Monica!

    A resposta vai vir de quem passou uns bons meses em Portugal esse ano e já se acostumou com algumas grafias diferentes, tipo António… A rigor está correto escrever Madagáscar, em portugal eles escrevem assim. Pelo que vi foi uma escolha consciente já que a forma se repetiu ao longo do texto. Agora, o porquê da folha adotar a grafia européia e não a brasileira vai entender… Será que tem a ver com essa reforma ortográfica aí?

  6. Nossa, Fernando, se isso também fizer parte da reforma ortográfica, tá danado! Bem fazem os portugueses, que não estão nem aí pra ela! Mas acho mesmo que isso é opção da Folha, só não sei o motivo. Eu já tenho que me acostumar com tantas novidades geográficas (países mudando de nome, mudando a capital, dividindo em muitos, virando um só, trocando de continente), realmente não dá pra ficar preocupando com um acentozinho de nada, né? 🙂
    abraço

Deixe um comentário

