Uma música, três nomes

 

Acho que este é o meu trecho preferido no documentário ‘Do It A Cappella’, feito pelo Spike Lee para o canal PBS. Quer dizer, o filme todo é imperdível (ele está disponível no You Tube, em pedacinhos à la Jack, o Estripador) mas eu adoro a mistura de vozes das meninas do The Mint Juleps com o pessoal do Ladysmith Black Mambazo. A música ficou conhecida como The Lion Sleeps Tonight depois que ganhou letra de Paul Campbell. Antes, o Pete Seeger já tinha gravado com o nome de Wimoweh, mas ela se chama mesmo é Mbube (‘leão’, em zulu) e foi gravada primeiro por Solomon Linda and The Evening há exatos 70 anos. Na década de 60, o grupo The Tokens gravou a versão que ficou mais conhecida, mas que eu acho meio assim-assim (embora neste video tenha ficado super fofo).

3 respostas em “Uma música, três nomes

  1. Você sabe que eu sou fã dos africanos em especial do Mombaza. Eu tenho esse documentário do Spike em fita de video. De tão velho já está cinza e branco!!! Mas mesmo assim é fabuloso!
    Mais uma vez parabéns pelo bom gosto!

    • É, Chris, eu também ainda tenho o vídeo até hoje, acho que nunca vi o DVD pra comprar (bom, mas também nunca saí procurando por aí pra valer…). Os africanos realmente estão com tudo ‘a nível’ (blargh!) de música.
      bjk.

Deixe um comentário

