Sons da África

Justo quando eu estava achando que o Galvão Bueno só era sem-noção na hora de comentar esportes, não é que o moço me surpreendeu, demonstrando que pode falar um monte de bobagens também em eventos culturais? O ‘vou mandar um axé para o vovô Kidjo’ (o avô da cantora Angelique Kidjo mora em Salvador) foi mesmo o suprassumo da quintessência. Não fosse por coisas desse naipe, eu teria ficado realmente muito tristinha por ter perdido boa parte do concerto de abertura da Copa do Mundo (e viva o YouTube!), que parecia estar animadíssimo. Impossível não se deixar contagiar pelas cores, ritmos e vozes (vuvuzelas eu dispenso, grata) e pela fantástica variedade de sons. Um entusiasmo e uma musicalidade que começam lá atrás, ainda na infância, como no African Children’s Choir, um coral que nasceu em Uganda e hoje faz parte de um programa de música e educação em vários países africanos (aqui, um pouco mais sobre o projeto).

***

***

Depois o pessoal cresce, mas a animação continua lá, intacta, música e dança inseparáveis até em hinos religiosos, como o deste vídeo -Woza Meli Wami, ou Venha Meu Salvador- com o Soweto Gospel Choir.

***

***

E, pra entrar de vez no clima da Copa, troquei temporariamente meu avatar pelo de uma bonequinha zulu que ganhei da Denise há alguns anos, e que deu um upgrade na minha coleção…

8 respostas em “Sons da África

  1. Adorei a bonequinha zulu! Também achei que o show de abertura da Copa teve umas coisas bem legais, adorei os Blk Jks, que não conhecia, os caras mandam ver muito bem.

    Quanto ao sr. Galvão Bueno, sem comentários. Ele deve ter mesmo muito poder dentro da Globo, porque já faz tempo que deviam ter mandado ele pro olho da rua por justíssima causa: total falta de noção.

    • Pois é, mais uma da coleção! Minha África ainda tá meio desfalcada, então estou dando a maior força pros amigos viajarem pra lá! 😉

      Vi poucos grupos se apresentando, essa ideia de show numa quinta à tarde foi o fim. Tomara que alguém se lembre de dar ctrl c + ctrl v num final de semana…

      Com tanta gente pra fazer comentários sobre música, chamaram justamente um que não tem a menor noção de coisa alguma?! Duro de aguentar. Ele anda tão chato que o hashtag #calabocagalvão encabeçou os trending topics do Twitter ontem, kkk…
      bjk

    • Fofos demais, né?
      Quando tiver um tempinho, dá uma olhada na reportagem da CNN no link. Acho incrível como tem gente que diz que não está nem aí pra música nenhuma…
      bjk

  2. Não tenho palavras! Amei! Adoro o timbre de voz dos africanos. As crianças são lindinhas e eu tô torcendo pela “mãe Africa”!!!! Viva ela!!!!!

  3. Mônica,
    agora, já no embalo dessa copa mais oxo, ixo e ixi ( 0 x 0 ; 1 x 0 ; 1 x 1), troço mais borocoxô, escuto novamente os dois corais e converso com meus zíperes:

    Por que vuvuzela, Senhor, por que?

    Stélio

    • Pergunta que não quer calar, Stélio! Já pensou esse tantão de gente cantando, como ia ser bonito? Mas nããããooo… tem que ter essas vuvuzelas duzinfernu acabando com os zuvido do pessoal!

      Vai ver que é por isso que os resultados estão assim, tão chinfrins… 🙂
      bjk

Deixe um comentário

