Acho que não sei, mas não tenho certeza

Saiu agorinha mesmo o logotipo oficial da Copa de 2014. Estou aqui ainda tentando decidir se gostei ou não. No geral, acho até que pode ser que sim, mas sei lá, tem alguma coisa meio esquisita (e não, não é o fato de uma das mãos só ter quatro dedos). Não sei o que é. E você, gostou?

(Max, você tá certíssimo. Esse logo é mesmo a cara do Chico Xavier!!!)

42 respostas em “Acho que não sei, mas não tenho certeza

    • É, na época eu vi também, mas hoje foi a festa oficial, né? Antes, a gente ainda tinha esperança de que alguma coisinha fosse mudada. Os dedinhos de ET, por exemplo. Mas agora é assim que vai ficar. Resta aguardar a escolha do mascote!

  1. Não gostei.
    Parece coisa de peronista. Coisa mal acabada, coisa feita com mistura de preça com preguiça.
    E de desenhista sem criatividade.
    Bem ao estilo dos atuais preguiçosos de Brasília…

    Beijim,

    Stélio

    • Ainda estou elaborando as ideias, Stélio.
      Gostei da ideia das mãos formando a taça.
      Acho que os dedinhos estão parecendo os de um ET… 😛
      bjk

  2. E eu estava com tanta urgência e vontade de ser o primeiro a falar mal que dei uma de primeiro mandatário: “preça”.

    Alguém ja viu isso?

    Mil perdões, leitores!

    Stélio

  3. E, sabemos todos: herrar é umano.

    PS: este trabalho está me parecendo idéia chupada de outro criador. Sei não… Tsk… Tsk… Tsk…
    Muito primitivazinha.
    Muito chulé pra meu gosto…

    • Hãããã, desenha pra mim: Chico Xavier??? 😀

      Aaaaahhhh nãããão, peralá, entendi!!!
      Cara, você é demais! E não é que é o Chico Xavier mesmo???
      Vai ver era isso que estava me incomodando desde o começo!!!
      a-do-rei.

  4. Primitivazinha?… Primitivazinha!
    Chico Xavier?… Essa foi ótima!
    A mim me pareceu ser uma daquelas peças que se usa para guardar perucas…
    Lamentável!…

    Grande abraço,
    Paulo

    • Nossa, Paulo, é mesmo!
      Mamãe tinha uma coisa dessas em tempos de antanho… 🙂
      Gente, por que ninguém perguntou pra gente a nossa opinião, né? Eles evitariam comparações constrangedoras com porta-perucas e Chico Xavier!!!
      abração

    • Tem muita gente achando mesmo que parece rascunho, Rê. E eu ainda estou implicada com esses dedinhos gordos na ponta, que nem os do ET. Será que isso signfica que vai ser uma Copa do outro mundo??? 😀
      bjk

  5. Mônica,
    a legião de descontentes aumenta.
    O Max foi em cima: Xico Chavier.
    Ou çeria Chico Xavier?
    Bem, de qualquer forma ou erro, ô artezinha baranga!
    Vai ser brega, trem!
    Está à baixura desta Copa na brasilândia.
    Gente, Chico Xavier, como é que eu não pensei nisso antes…

    Stélio

    • Sabe que eu também pensei nisso, Asnalfa? Como é que o vermelho foi parar ali? Um azul-bandeira seria mais adequado, né? A ideia geral até que me pareceu boa, gosto dessa história de mãos, mas tá mesmo com cara de rascunho…

  6. o pessoal que mexe com design gráfico no Brasil está emputecido.
    Desde o processo para a escolha (secretíssimo, até agora não foi revelado quem é o autor da peça), passando pelos juízes (Gisele Bundchen e outras pedaçudas que tais), até o resultado final sofrível.
    Enfim.

    • Procevê como são as coisas aqui. Onde já se viu deixar na mão da Gisele, Pelé e outros uma decisão dessas, como se não tivesse ninguém competente em design pra julgar o mérito? Quer dizer, não que eles não pudessem opinar, mas daí a decidir, né… Coisas de brasilândia, sem dúvida. Quero só ver que mascote eles vão inventar. Podiam chamar o Carlos Saldanha pra bolar um, eu adoro o Scrat de A Era do Gelo. Pelo menos era garantia de uma coisa lega.
      Como você bem disse, enfim.

    • Renato e Paladino,
      nossa, quantas mensagens subliminares!!!
      E eu aqui me preocupando com o Chico Xavier!!! 😀
      Tava achando que ele seria o polvo Paul, versão 2014.
      Obviamente, estava erradíssima… 😛
      abraços

  7. Pingback: Tweets that mention Acho que não sei, mas não tenho certeza « Crônicas Urbanas -- Topsy.com

    • Foi o que eu achei também, Pedro. A ideia é, em linhas beeeem gerais, bacana. Mas parece execução de estagiário de segundo período, né? E olha que já vi estagiários fazendo coisa muito melhor…
      bjk

  8. Evidentemente não entendo nada de coisa nenhuma. Gostei da logomarca e seu conceito de “abraço” acolhendo a bola, o esporte, os povos, o campeonato. Linhas simples e informação visual enxuta como convém a uma mensagem destinada a público tão diversificado como o alvo em questão.

    • O conceito é um bom começo, também acho, Patrícia. Na hora de executar é que eu encrenquei. Como você, não sei nada de design, é tudo no ‘achismo’ mesmo. Não gostei dos dedinhos do ET. E depois que o Max veio com essa de ser a cara do Chico Xavier, não tem jeito de eu enxergar abraço na bola mais!!! 😀 O ‘célebro’ da gente é danado…

  9. Não é o melhor logo do mundo, mas também não é ruim. Ainda mais se comparar com os logos anteriores.

    Patrícia matou a charada.

    • Concordo, é ruim não. E já teve muita coisa chinfrim em eventos anteriores. Aliás, o povo costuma tropeçar mesmo é na escolha do mascote. Acho que, tirando o Mischa, nas Olimpíadas de Moscou em 1980, não achei muita graça em nenhum, nem de Jogos Olímpicos, nem de Copa. Mas agora, infelizmente, só consigo ver o Chico Xavier no logo. O Max acabou com a minha tentativa de apreciar a obra… 🙂

  10. Achei pavorível (pavoroso+horrível).

    Sinceramente… em tempos de internet, podia ter sido feito um concurso sem custo algum para escolher um logotipo muito melhor.

    Cada internauta enviaria um ou mais logotipos. As sugestões seriam votadas pela internet, um voto por e-mail, com dupla confirmação por captcha para evitar automatização. Os dez mais votados na internet seriam votados pelo celular, ao custo de R$ 4,99 a ligação. O dinheiro seria revertido para obras sociais.

    É o que chamo de “solução super”:

    Simples, Útil, Prática, Equilibrada, Razoável.

    Aliás, como sempre, essa idéia vai virar artigo. 🙂

  11. Teles, socorro! Que link?
    Tou passando aqui no blog tão a jato que nem vi.
    Xô ir lá nos seus comentários pra ver que link é esse, peraê!

    apdêiti: aaaaahhh, agora achei os links lá em cima! Merci!!! 🙂

  12. Tudo bem. Isso acontece comigo com subtítulos. Não enxergo a maioria deles.

    @Arthur: seu post foi praticamente um CRTL+C, CTRL+V. Não se vanglorie tanto. 😛

  13. Vejo uma mão amarela (hepatítica?) e duas mãos verdes (biliosas?) tentando esconder, ou surrupiar, algo de forma esférica (a Saci?, a Jabulani do patropi? ou a representação cósmica do bolo-esférico-orçamentário utilizado na elaboração do evento?) enquanto escorrega por um canto uma palavra :”zoia”. Ou será zóia? significando “só olha” [isto aqui]? Ou quem sabe “jóia” escrito na novíssima ortografia tupiniquim, com duplo sentido subreptício sobre o que foi passado-na-mão, a la maranhão, entre as “mãos verde-amarelo-limão”, dando a entender que 2014 possa ser um número que noves fora seja sete (conta de mentiroso), já que o azul do céu foi omitido e trocado pelo vermelho do déficit, ou ATE vinte quatorze, desdobrado em “vim de quatro, zé!” Porque veio de quatro? Quem é o Zé? Alguém falou em Sarney? Ah! Interpretar é muito difícil! Mas não gostei! Se ainda o nosso lula fosse da mesma espécie que o octópode anglo-alemão…

    • Bom, pelo menos podemos concordar que esse logo é bastante lúdico, não é mesmo? Quantas interpretações! A criatividade do leitor é o limite! Adorei o ‘zóia’, ainda não tinha atentado para esse detalhe… 😀

  14. Uf! que susto! quando vi como meu gravataraquele monstrengo azul, semialado, com as pernas abertas, e um cordão umbilical pendurado, pensei que era A Praga da Logo e resolvi fazer um teste.

    • ah, tava até bonitinho! 😛
      De vez em quando as fotos são abduzidas pelo WordPress, desconfio que são as fadas trocando a gente por changellings. Não se pode confiar muito nelas, você sabe…

  15. eu vejo um facepalm, gente passando a mão em recursos públicos, um mamão com 4 dedos eee um 2014 vermelho nada sutil, “desenhado” pela agência cujo dono foi o nosso goebbels.

    coincidências acontecem.

    • Tô começando a achar que esse logo faz parte de um daqueles testes psicológicos de personalidade que te pedem pra explicar o que você tá vendo no desenho… 😛

Deixe um comentário

