Vejam vocês

A gente sempre torce – e espera com aquela pontinha de fé otimista no cerumano – que o avançar da idade traga às pessoas algo mais do que os indesejáveis quilinhos adicionais, cabelos brancos e inevitáveis pés-de-galinha. A gente faz pensamento positivo para que o passar dos anos também venha acrescentar nem que seja um cadinho só de sabedoria, discernimento e bom senso nelas, e que alguns padrões de comportamento fiquem confinados às sessões de nostalgia com os velhos amigos no boteco, geralmente começando a conversa com ‘ah, no meu tempo…’. Pois é. Isso é o que a gente cruza os dedinhos pra acontecer. Mas torcida não é tudo. Vez por outra a gente esbarra em alguém que joga por terra um naco dessa nossa esperança e nos deixa apenas com aquele leve balançar de cabeça em tom desanimado, e com a certeza de que algumas criaturas deste mundo de modêus são, sem qualquer sombra de dúvida, totalmente desprovidas de noção. E, vejam vocês, estou me referindo a senhorinho de cabelos brancos e vida ganha, esposo, pai e até avô (‘the full catastrophe’, diria Zorba, o Grego), casado há anos com uma mulher inteligente, bonita e de muita classe. Senhorinho que, na presença de sua digníssima, comporta-se impecavelmente, cumprimenta as amigas dela com deferência e um nadinha de formalidade, pra deixar bem claro que não está aí para brincadeiras e saliências. Mas que, na ausência de madame, comporta-se de maneira totalmente diferente, como se precisasse verificar de tempos em tempos se ainda é o gostosão que talvez tenha sido, ou pensa que foi, em priscas eras. E o senhorinho mal me conhece, olha só. Deve ter me visto uma meia dúzia de vezes se tanto, trocado comigo uma meia dúzia de palavras ‘de salão’ (como diria minha tia-avó), modos que os galanteios e o olhar 43 ficaram devendo. Não me entendam mal, sou totalmente a favor de elogios a minha pessoa, acho mesmo que cavalheirismo não saiu de moda, acredito firmemente na gentileza e nas boas maneiras. Mas, enquanto parte do meu cérebro só conseguia pensar ‘WTF?’, uma outra parte constatava, com uma pontinha de desencanto, que é mesmo verdade que nem todo mundo sabe envelhecer com elegância.

12 respostas em “Vejam vocês

  1. Quer dizer que o senhorzinho representa a figura do “véi safado”?
    É uma lástima, mas nunca vai deixar de existir.

    Vou ver esse filme, gostei da capa.

    • Pois é, Teles, dá de tudo nesse mundo. Eu não me importo que exista gente assim, é só elas existirem lá pro lado delas, e não pro meu… 🙂

      ‘Zorba, o Grego’ é um super filme. Anthony Quinn em seu melhor, e o inglês lindão do Alan Bates…

  2. Então, é como você disse, tem gente que não sabe envelhecer com elegância. E um mínimo de dignidade.

    Vivendo e aprendendo, eu já conhecia o tiozinho da Sukita, até já vi um agindo. Quer dizer que agora tem também o tiozinho do Bingo-Cola? (para quem não sabe, Bingo-Cola foi um refrigerante que fez sucesso nos anos 60/70 entre a criançada e depois sumiu no mercado, ou existe em algum rincão escondido deste país).

    Força, Mônica. Você vai superar este trauma.

    Bj.
    j.

    • Menino, essa do Bingo-Cola foi forte, hein? 😛
      Mas acho que é bem por aí mesmo…
      Pois é, dá de tudo nesse mundo. Eu acho que ainda preferiria aquelas cantadas tosquinhas com as fotos do Clark Gable que você me mandou outro dia!!! 😀
      bjk

  3. Mônica,
    Longe de mim querer defender alguém, ou algo, mas você tem que entender que você tem que entender, entende?
    Grande abraço,
    Paulo

    • É verdade, Ana. O problema disso é que, se o ditado estiver realmente certo, a situação dele não tem a menor chance de mudar daqui pra frente, né… 🙂
      bjk

Deixe um comentário

