Gaivota

***
Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.
Que perfeito coração
No meu peito bateria,
Meu amor na tua mão,
Nessa mão onde cabia
Perfeito o meu coração
***

(Gaivota – Alexandre O’Neill/Alain Oulman)
foto do Jay – Lisboa, 2010

12 respostas em “Gaivota

  1. Lindo poema, Mônica. Como você já sabe, eu gosto muito de poesia e, às vezes, “pouso-me” de poeta:

    Simples Assim

    Meu amor é assim:
    Estranho, incógnito, sem razão de ser
    Embora os olhos não consigam ver
    O que imediato está a sua frente
    O coração procura achar a razão,
    Louca razão, no que não sabe entender.

    Cláudio Farias

    Bjos de montão.

    • Cláudio,
      minha veia poética (pra escrita) é nula…
      Então admiro quem consegue sintetizar as coisas dessa maneira, com poucas palavras.
      Mas sou grande apreciadora!
      Bravo! Não pare de escrever nunca…
      bjl e ótimo finde procê

    • Pedro,
      também é dos meus favoritos (embora não conheça tantos assim, pra fazer as escolhas) e acho que este é o meu fado preferido (me divirto muito com aqueles bem dramáticos, de se chorar baldes, mas gosto mesmo é dos mais calminhos…). A Cristina Branco eu não conhecia, foi o Jay quem me apresentou. 🙂
      bjk

    • Belíssima terra!
      Os dias ainda estão lindos como estavam no começo da semana? Definitivamente está no topo da minha lista – cidade e país. Agora só falta eu ganhar a MegaSena acumulada!!! 😛

  2. Mônica,

    É mesmo muito lindo este poema de O´Neil. Talvez você saiba, mas ele é muito cantado. Por exemplo, por Amália Rodrigues:

    Beijo,
    Evando

    • Quem é vivo sempre aparece! 🙂 Por que partes do planeta você tem andado depois da China???
      A gravação de Gaivota que eu tenho é com a Amália Rodrigues, foi a primeira que ouvi, nem sei mais quando (mas tem é tempo…).
      A versão que está no link no post é com a Cristina Branco, que eu não conhecia, e cuja voz é muito linda. Dá uma clicada lá pra você ouvir!
      bjk

    • Evando e Mônicva, vou “se” intrometer, com mais de uma semana de atraso.
      O’Neil maravilhoso!
      Amálias que vêm pra bem!
      Começarei em grande estilo minha segunda-feira, 11 de outubro.
      Obrigado, Evando.
      Obrigado, Mônica
      Abraços,
      Stélio

  3. Ôpa, é verdade, muito apressadinho eu nem tinha visto o link! E você tem razão, muito linda a voz da Cristina Branco. Outra interpretação interessante da Gaivota (você provavelmente a conhece) é de Sónia Tavares:

    Bom, mas estava com saudade de fazer uma visitinha a essas Crônicas Urbanas cada vez mais inspiradas… Depois da China (que foi uma aventura e tanto!) estive um tempo na ilha de Sua Majestade. Desta vez com direito a encontrá-la, com seus indefectíveis tailleur e chapéuzinho combinando, toda serelepe na flor de seus 82 anos! Mas já estou de volta, a tempo de cumprir meu sagrado dever cívico…

    • Gendideus, você esteve com Beth? Eu acho aquela senhorinha tudo de bom, super fofinha, como são essas vovós de 82 anos. Sim, tailleur, chapéu e bolsa de alça curta combinandinha, sempre! 🙂
      Eu tenho comigo uma cópia do protocolo de uma visitinha dela + Philip, coisa de 15 minutinhos, e a lista de do’s and don’ts é absolutamente gigantesca. Meus alunos adoram, é realmente um universo paralelo esse de Sua Majestade.
      Pois então ‘seje’ muito bem vindo de volta à doidolândia! E não se esqueça de levar um documento de identidade com foto hoje, porque moramos num país em que o documento oficial para eleições NÃO SERVE pra gente votar!!! Como diz o Zé Simão, esse é o país da piada pronta!!! 😀
      bjk

      ps- conhecia a versão da Sônia Tavares não…

Deixe um comentário

