Uma questão de artigo

Minha teoria é a seguinte: Jedi deve ter sido um moço nascido e criado no norte de Minas, talvez na Bahia. E por ali, a gente sabe, as pessoas não costumam usar o artigo definido antes de nomes próprios e similares, é sempre ‘falei com mãe’, ‘fui na casa de Maria’, ‘esse livro é de José’. Pros lados do Jequitinhonha, então, é ainda mais complicado: ‘eu fui lá ni mãe’, que deve ser a junção da preposição ‘em’ + artigo ‘i’. Mas isso é uma outra história.

Essa localização geográfica específica talvez me ajude a entender um grande mistério: por que é que resolveram traduzir o título do filme Return of the Jedi, com artigo definido ‘the’ e tudo, como O Retorno DE Jedi, e não O Retorno DO (cavaleiro) Jedi? A impressão que me dá é que uma bela hora eu vou ouvir um diálogo mais ou menos assim entre sêo Skywalker e senhora (sotaque ON):
– Ó Maria, cadê Antônio?
– Chegou inda agorinha mas já saiu com Sebastião.
– E Luis e Jedi, já voltaram?
– Luis chegou e tá lá na casa de Frederico, mas Jedi só retorna amanhã.

Anúncios

8 respostas em “Uma questão de artigo

  1. Em Friburgo, ao invés de dizerem “Pergunta para ele, dá um café para ele”, dizem: “Pergunta nele”, dá um café nele”…

    Realmente, “Retorno DE Jedi” é algo a se investigar.

    Gosto de regionalismos. Uma das características de um povo é seu “dialeto”, seu sotaque, suas gírias e costumes linguísticos. É uma pena que a mídia possa modificar isso, aos poucos deixando todos que veem a novela da Globo falando como no Rio ou São Paulo…

    Curto muito o Onqotô, Onquifui, Oncovô!

    🙂

    • Marcus,
      concordo ‘concê’, também sou fã dos regionalismos. Presto muita atenção em como as pessoas falam e escrevem, os sotaques, as expressões, tudo. E eu tenho uma personalidade fraquinha, fraquinha, basta passar uns dias em qualquer lugar do país e eu já tou falando que nem eles… 🙂
      E mineiro tem sotaque mêêêssss… 😀

  2. O “ni” tb tem na Bahia.
    E pior é quando ouço “vou ir na casa de Maria”…
    Mas, eu falo na “casa da minha mãe”, na “casa do meu pai”. Pq as primeiras falas foi no sul que aprendi. =P

    Bjs!

    • Eu acho que a Bahia e o norte de Minas têm muitas semelhanças nas expressões. Minha mãe era de lá e, mesmo tendo vindo pra BH ainda adolescente, de vez em quando saía com alguma expressão que a gente não conhecia, eu achava ótimo. O legal é que você vai pro Triângulo, pro sul ou pro leste e tudo muda! 🙂
      bjk

      PS- de vez em quando tento deixar um comentário no seu blog e a página trava… Isso tá acontecendo com mais alguém ou será que é só piti do meu computador???

  3. não acho que seja um pobrema de regionalismo, não. É que o responsável por escolhas de títulos no Brasil é o mesmo sujeito, que trabalha com isso há décadas, e não vai ser nunca despedido (é genro do bam-bam-bam da área).
    Ou há algo que justifique Parenthood receber o maravilhoso título de “O Tiro que não saiu pela culatra”? ou Shane virar “Os Brutos também amam”?
    Enfim.

    • Pois é, por causa dessas escolhas malucas (mas, de vez em quando, necessárias) é que sempre aparece um aluno que acha que o tubarão em inglês é ‘jaws’… 😛

      Eu também adoro os subtítulos que eles têm que enfiar quando o título fica no original, tipo ‘Wanted – O Procurado: um grande mistério’.

  4. O Jedi aqui explica. 😉

    A tradução correta deveria ser “O retorno DOS Jedi”, porque se trata do retorno da ORDEM JEDI, que estava praticamente extinta após o genocídio cometido contra os Jedi pelo Império.

    Suponho eu que devem ter achado feio “DOS” Jedi e usado a proposição sem o artigo para não significar o retorno de um Jedi específico, o que não é o caso…

    … ou é, já que momentos antes da morte Darth Vader voltou a assumir sua identidade como Anakin Skywalker, mas creio que a intenção era mesmo referir-se à Ordem Jedi.

    Enfim, de qualquer jeito a tradução ficou ruim. 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s