Onqofui: Pedra Pintada (MG)

***
Ninguém sabe ao certo como os desenhos foram parar ali, ou por quê. O que se sabe é que eles estão nesse lugar há milhares de anos, animais, gente, armas, vários símbolos, painéis imensos pintados nas rochas de quartzito da Serra da Conceição, a poucos quilômetros da Vila Colonial de Cocais. A arte rupestre da região é semelhante àquela encontrada nas grutas de Lascaux, na França e, curiosamente, está em ótimo estado de conservação, mesmo ficando exposta ao tempo.

Chegamos lá pelo caminho mais divertido: saindo de BH no trem da Vale de manhã bem cedinho, chegando à estação de Dois Irmãos e sendo ‘resgatados’ pelo pessoal da Pousada das Cores, onde ficamos hospedados. Depois do ‘cafezinho básico’ com pão-de-queijo, bolo, broa, biscoito frito, geleia, pão, queijo e rosca, uma caminhada de pouco mais de 3 km por uma estrada de terra sinalizada até o sítio arqueológico, que só pode ser visitado com um guia. Vai por mim: não se esqueça do boné, porque o percurso de Cocais ao sítio é feito debaixo de sol, sem nem uma nesguinha de sombra. Se você usa lentes de contato, deixe-as bonitinhas na caixa na pousada: a poeira vermelha pode transformar seus olhos num lamaçal. O trajeto dentro da área particular do sítio é super agradável, mas use de tênis ou botas de caminhada para não se atrapalhar com eventuais irregularidades do terreno.

Lá do alto a vista é de tirar o fôlego. Ninguém tem certeza absoluta, mas o lugar provavelmente era usado para rituais, já que não existem indícios de ter sido habitado em qualquer época. As pinturas representam cenas de caça, amostras da fauna da região e marcas nas rochas que parecem simbolizar números. Algumas estão no alto do rochedo, as cores ainda intactas, é da gente se maravilhar o tempo todo. Nada de museu, nada de réplica, está tudo ali, bem na nossa frente, como estava quando Peter Lund fez suas pesquisas no século XIX, e como estava há oito mil anos. De certo modo, é reconfortante deparar-se com algo assim, tão sólido, tão permanente, numa época em que qualquer trinta anos já é considerado muito, muito velho…

Anúncios

4 respostas em “Onqofui: Pedra Pintada (MG)

    • hahaha, adorei! Olha, se eu fizer uma tag assim, com os lugares que ainda quero conhecer, vou ter que separar um blog só pra isso! 🙂 (sem contar os lugares que a gente quer visitar de novo…)
      bjk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s