O filé

Esse caso verídico foi uma amiga que contou, há muitos e muitos anos. O casal tá lá no restaurante phyníssimo, luz de velas, guardanapos de linho, nada de talheres Tramontina e porcelana Schmidt, só porcelanas e cristais, conversas a meia-voz, maître com a maior pinta de quem acabou de deixar o emprego de mordomo da rainha Elizabeth. Folheando o cardápio distraidamente, sem saber o que escolher com páginas e páginas de opções da sofisticada gastronomie française, madame resolve acompanhar o marido e também pedir um filé à Alberto Almeida. O garçom faz cara de espanto. O marido, se segurando pra não morrer de rir em ambiente tão requintado, corrige baixinho:
“- Querida, eu pedi um filé aberto ao meio…”
Ah, mas eu dou razão pra ela, né? Pois não existe o famosíssimo bacalhau à Gomes de Sá? E com essa overdose de novos chefs por aí (não existem mais cozinheiros, já percebeu? só chefs), vai que um Alberto Almeida inventou uma nova receita chiquérrima de filé…

15 respostas em “O filé

  1. No Rio Grande do Sul já me serviram filé de “gado” e eu entendi “gato”. O pior é que eu nem pisquei, tracei o filé sem maiores questionamentos. Mas claaaaro que carne no Rio Grande do Sul é assunto sério, só pode ser de primeiríssima qualidade. Duvido que sirvam gato. Eu acho.

    • Carne no Rio Grande é assunto pra tese de doutorado e com razão, é a melhor do país (isso vindo de alguém que come pouquíssima carne vermelha até soa esquisito…)
      E aí vem a dúvida: será que gato tem carne suficiente pra dar um filé? A gente só ouve falar de churrasquinho, né, deve ser por isso. O Alberto Almeida devia ser gaúcho.
      bjk

Deixe um comentário

