Na cozinha com a presidenta

A presidenta foi lá na Ana Maria Braga fazer uma omeleta. Me desculpe a dona Dilma, eu sei que ela prefere o termo ‘presidenta’, mas eu continuo achando ele feio pra caramba. Vou usar sim, né, ela até pediu, uma hora eu acabo me acostumando. Mas acho feio, pronto. E ela conversou com a loira sobre uma porção de coisas, a presidência, o câncer, a família, sobre sua fama de durona. “É interessante como esperam de nós, mulheres, uma certa fragilidade. Isso decorre do fato de que a mulher, quando assume um alto cargo, é vista fora do seu papel. Acho que, a partir de agora, isso vai começar a ser encarado como uma coisa normal e natural”. (daqui)

Ai ai, gente, xêu rir aqui só um cadinho, posso? Sim, ela está certíssima, yadda yadda yadda. Mas aí ela faz o quê? Vai lá na Ana Maria Braga fazer um omelete. Quer dizer, nunca chamaram o Luiz Inácio pra trocar um pneu, nem o Fernando Henrique para consertar a torneira da pia ou o Collor para trocar o fusível do chuveiro que queimou. Não sabemos nem se eles sabem passar um café ou fazer arroz, presidente-homem não vai pra programa de TV mostrar como se passa camisa social. Mas a presidenta vai lá na TV dar sua receita de omelete. Sei que eu sou chatinha quando quero, mas oi? isso não reforça justamente o papel que todo mundo tá cansado de atribuir à mulher não? Quer dizer, nada contra ela exibir seus dotes culinários na dona Globo, pelo menos a gente tem certeza de que ela sabe que ‘não se faz omelete sem quebrar os ovos’, mas me corrijam se eu estiver errada, nunca antes na história deste país presidente algum foi lá na Ana Maria Braga fazer omelete, espaguete ou vinagrete. Ou foi?

OK, antes que apareça a galera pra ficar brava comigo, tem nada de mais não, só achei curioso. Mas sei lá, daqui a pouco vai ter gente chamando ela pra fazer uma ponta no Saia Justa ou dar pitaco sobre quem deve ir pro paredão no Big Bróder…

30 respostas em “Na cozinha com a presidenta

    • É até interessante ela ir num programinha, né? Mas achei meio incoerente, se fosse um presidente, não chamariam pra fazer um omelete. Deviam até ter chamado, quem sabe? Porque, né, se não der conta nem disso, comandar o botequim é que não vai rolar mesmo… 🙂
      Enfim: a mulher é presidenta, mas no fim das contas ela é chamada pra dar receita. Oi?

  1. Eu juro pra vc que qdo vi a manchete (pq nao li a matéria) no site da grobo, pensei: agora ela tá querendo provar para as mulheres do Brasil (que é o público maior) que também é mulher?
    Deixa eu rir, tá?

    Bjs!

    p.s. sou mulher, mas qdo no Brasil, não assistia a Braga. Até pq, nesse horário tava trabalhando, né? vc tb… =D

    • Isso ela nem precisava provar, né Eve, a não ser pra quem ainda acredita que mulher não é um ser multitasking. A gente faz omelete, fala ao telefone, escreve um discurso e coloca a roupa na máquina, tudo ao mesmo tempo agora. 🙂

      Eu também não assisto à Ana Maria Braga, oito da manhã eu já tou emplacando a segunda aula do dia. Depois que me contaram da entrevista, fui salva pela internet…
      bjk

    • hahaha, olha, eu até acho ela bem discreta, muito mais do que o Luiz Inácio nesse quesito aparições e falações. O dia que a Ana Maria chamar o Temer pra fazer uma esfiha ou um tabule, eu até começo a acreditar na igualdade… 😛

  2. Vc tá certissima. Foi extremamente contraditório o papel da nossa “presidenta” na Ana Maria Brega…mas, como poucos tem esse olhar crítico no Brasil, o jeito é aprender a fazer o tal do omelete. =/

  3. Ela pode continuar dando bons exemplos das funções femininas trocando uma fralda no Faustão ou lavando uma roupinha no Gugu. Claro que sempre acompanhada de profundas lições filosóficas e políticas na linha “não se faz omelete sem quebrar os ovos”, tais como “Deus ajuda quem cedo madruga” – para as mulheres que passam horas nos ônibus de manhã pra chegar no trabalho, ou “quem espera sempre alcança” para os desabrigados nas enchentes, por exemplo.

    • Eu tou aqui esperando o Luciano Huck chamar o Temer pra montar uma prateleira, consertar a descarga do banheiro social ou instalar o varal. Caso contrário, não vale!!! 😀

  4. Mônica, e o omelete nem ficou lá essas coisas. Até quebrou na hora de virar. Vai ver foi pra manter a fama de durona e mostrar o seu pulso forte de PRESIDENTA (aaarre ég… Desculpe, mas também não gosto do presidenta).

    Bjos de montão.

    • A presidenta tem a minha simpatia, eu vivo quebrando o omelete na hora de virar… 🙂
      Ela pediu pra dizer presidenta, eu ‘bedeço. Quando virar lugar-comum a gente nem vai notar, mas hoje eu ainda acho feio pra caramba. Não é só pra ela não, eu também prefiro ‘clarinete’ a ‘clarineta’…

    • também fiquei sem entender. Teve gente que achou legal, mas eu achei meio esquisito. Se for pra lançar tendência, com presidente agora dando uma de chef, mecânico ou eletricista, pode até ser. Mas certeza que só fizeram isso porque é com mulher… 🙂

  5. E será que vai parar nos Aurélios ou Rouaisses da vida? Estudanta não pode, é estudante mesmo. Mas presidenta póóóde, porque a Dilma falou (arghhh do lugar comum, sô!).

    • Acho que é tudo hábito, Marcus. Língua muda com os usos e costumes dos usuários, no começo a gente estranham, depois acostuma, entra no dicionário e tal. Mas eu ainda acho esquisito demais…

  6. kkkkkkkkkkk
    Gargalhando litros com o texto e com os comentários!!!
    A presidenta pôs bicarbonato de sodio ao inves de sal na omeleta!!
    PS: arranjei emprego mas entro aqui todo santo dia…

    • Uai, emprego novo? Coisa boa, parabéns! Tava estranhando seu sumiço…
      Acho que nem posso falar do omelete presidencial, porque meus talentos culinários são… bem… deverasmente limitados!!! 🙂

  7. Existe o verbete “presidenta” no meu Aurélio de 1978 e no meu Houaiss de 2001.
    Portanto, não elogiem a mulher pela exigência. Nem a escrachem por isto. Melhor só ficar rindo de bobeira, como faço neste momento.
    Talvez ela pense que criou alguma coisa nova.
    A novidade já veio devidamente mofada.

    • Existe sim! Do meu Aurélio, versão mais recente:

      presidenta

      [Fem. de presidente.]
      Substantivo feminino.
      1.Mulher que preside.
      2.Mulher de um presidente.

      Do Ruaiss:

      substantivo feminino
      1 mulher que se elege para a presidência de um país
      2 mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição
      Ex.: a p. da Academia de Letras
      3 mulher que preside (algo)
      Ex.: a p. da sessão do congresso
      4 Estatística: pouco usado.
      esposa do presidente

      Então póóóde, kkkkk!

      Mas que é esquisito, isso é.

  8. Isto, Marcus, é uma daquelas bobagens que pessoas vazias arranjam para ornamentar suas vidas.
    A Dilma tinha mais é que ajudar a Mônica na faxina no apartamente dela aos sábados.
    Ela e a Ana Maria Braga.
    Isto, é claro, se nossa blogueira preferencial assim o permitisse…
    Abraço

  9. Rapazes,
    tou dispensando ajuda nenhuma no seolviço de casa, modosque se dona Dilma e dona Ana Maria estiverem dando mole pela cidade e quiserem aparecer pra um café com pão-de-queijo, o que não falta aqui nesta casa é tarefa. Já omelete com bicarbonato, sei não… 🙂

    Quanto ao presidenta/presidente, acho que o auê todo está vindo muito mais da imprensa e das pessoas do que da chefe propriamente. Eu, no lugar dela, já exigiria ser tratada por Sua Majestade de uma vez, é muito mais a minha cara. Já que é pra ter um título, melhor caprichar.

    É mais ou menos como disse o Woody Allen num filme: alguém disse que ele era muito narcisista e ele rebateu logo, dizendo que de jeito nenhum ele era narcisista; se era pra ser alguém da mitologia grega, ele preferia ser Zeus!

    Eu tou mais ou menos nessa ‘vibe’… 😀
    abraços carnavalescos!

  10. Este blog foi a melhor descoberta dos últimos tempos… Adeus, mal humor! Quanto ao omelete da presidente, o bicabornato cai bem, sim, gente! Adoro cozinhar, por isso recomento – não deixe de por nele uma pitada de sal, pois, como desse a Dilma no programa, o bicarbonato é só prara inchar… O sabor vem de outros ingredientes… Ah, melhor eu escrever isso num livro de receitas…

    • Ôpa, agora falou a voz da experiência! Aprendam todos, bicarbonato pro omelete ficar lindo e fofinho! Eu confesso, Beth, minha especialidade é delivery!
      Receitas são mais que bem vindas. Se tiver alguma bem legal, manda pra cá que eu compartilho com a galera, pelo visto estamos todos precisando de uma ajuda!!! 😀
      Obrigada pela visita e pelo carinho, que bom que você gostou daqui! Meu objetivo secreto é erradicar o mau humor do planeta, perder uns 3kg e conquistar 24 territórios à minha escolha…
      bjk

Deixe um comentário

