Recortagem

A pequena abriu a gaveta e tirou um monte de folhas desenhadas – seus mais recentes ‘trabalhinhos’. Espalhou tudo em cima da cama e foi me mostrando um por um, falando sobre cada técnica:
– Neste eu usei canetinhas coloridas e este desenho aqui eu colori com lápis-de-cor. E olha este, colei um monte de pedacinhos de folhas no papel.
– Isso se chama ‘colagem’, querida, e ficou muito bonita. E este aqui?, eu quis saber, apontando para um desenho feito com papeizinhos coloridos colados em uma folha toda recortada nos cantos com tesoura.
Ela explicou:
– Ah, neste aqui eu usei canetinha hidrocor, colagem e… recortagem.
E eu achando que ela não tinha prestado atenção à nova palavra?! Pois não só prestou, como experimentou e expandiu o conceito sem qualquer receio. Viu? É assim que se aprende uma língua.

5 respostas em “Recortagem

  1. Maravilha, curto deliciosamente estes ‘despertares’ infantis!
    A ansiedade que ficam em nos explicar detalhes, parece que estão nos ensinando! alguns inclusive imitam a professora.
    Na verdade, ensinamos e aprendemos com eles.
    A espontaneidade e alegria em dividir suas conquistas!?
    Liiindo! Abração.

    • É verdade, Vanilda e Ana, essas historinhas eu guardo com o maior carinho e cuidado. Minha avó e meu pai costumavam anotar esses casos, umas tias também, era muito legal porque é claro que a gente não lembra das coisas da infância. Eu tento fazer o mesmo agora, colecionando essas delícias que as crianças ‘soltam’ por aí!
      bjk

  2. Maravilhoso! Como são hábeis, rápidas e flexíveis as mentes infantis! Sempre a nos ensinar aprendendo.
    Parabéns pelo texto e pelo registro.
    Aquele abraço,
    Helê

    • Crianças são surpreendentes, né Helê? Saem sempre com alguma coisa nova quando a gente menos espera. Eu tento registrar as ‘tiradas’ mais interessantes, mas acabo perdendo muita coisa, não dá tempo! O que eu vou lembrando, coloco aqui no blog.
      Obrigada e um abraço!

Deixe um comentário

