Conto de fadas, quem não gosta?

tá legal, mas dá pra galera fazer menos barulho?

***
Minha avó era fã do Oscarito e Grande Otelo, nos tempos das chanchadas da Atlântida e Vera Cruz. As comédias eram leves, as atrizes eram lindas, as casas eram chiques e arrumadas, tinha sempre um baile com marchinha de carnaval antecipando o happy end, era mesmo tudo de bom. Daí então que sua primeira incursão no universo do Cinema Novo de Glauber Rocha não foi exatamente um sucesso. Mandou recado pros filhos: ‘eu quero a fantasia dos filmes românticos de Hollywood, me poupem dessas histórias com gente pobre e sofrida. Vocês são novos, vocês precisam saber das realidades da vida. Eu não, eu sou velha. Estou cansada de saber como a vida é. O que eu quero é o conto de fadas.’

E quem – novo ou velho – não quer, né vó? Nem que seja por tabela, acordar às seis da manhã pra grudar na frente da TV, como muita gente fez hoje, pra se sentir um pouquinho convidado do casório de Will e Kate. Pra poder comentar a elegância da mãe da noiva, a beleza discreta do tal vestido branco, os chapéus de gosto extremamente duvidoso, a imponência da abadia de Westminster (e eu muito plebeiamente pensando na dureza que deve ser dar uma boa faxina naqueles candelabros e vitrais altíssimos). Pra depois correr todos os sites de fofocas e ficar sabendo quem errou e quem acertou no modelito. Para admirar vovó Elizabeth e vovô Philip, ambos inteiraços na cerimônia, ela com 85 anos completados semana passada, ele encarando 90 em junho. Pra especular como vai ser a recepção e brincar que ‘aposto que não vai ter cajuzinho!’. E depois voltar para aquela vidinha de sempre, levar as crianças na escola, pagar conta, aguentar a chatice do chefe.

Os ingleses têm a sua relação de amor e ódio com a família real. Pelo que andei lendo por aí na blogosfera, um bocado de gente pelo mundo também (e, claro, muitos dos que odeiam seguramente ‘perderam tempo’ e gastaram seu humor assistindo a tudo só pra poder meter o pau depois). Mas a verdade é que ninguém fica alheio, nem os que fazem de conta que não estão nem aí. Alguns mal humoradamente reclamam que o grosso da conta vai sobrar pros súditos de Sua Majestade (e disso a gente manja horrores aqui na brasilândia, afinal quem paga a conta da pizzaria depois dos escândalos, desvios e regalias nos altos escalões da nossa república, né?); outros torcem o nariz e falam do atraso que a realeza representa, como se ainda vivêssemos no absolutismo dos luíses, e como se algumas das mais sólidas democracias do planeta (a própria Inglaterra, Espanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, Japão) não tivessem sua própria cota de reis, rainhas e toda a tropa enfeitando os cartões postais. Aqui e ali alguns mais descolados dizem que isso tudo é muito brega e antiquado – claro que é, mas é que o hype moderninho às vezes também cansa.

Mas então, como dizia a minha avó, ‘entrou pela perna do pinto, saiu pela perna do pato, quem quiser me conte quatro’. A moça bonita se casou com o príncipe, andou de carruagem, teve festa, todo mundo dançou e eles viveram felizes para sempre (ou não, mas isso já é outra história). Veio o The End, eu fechei o livro, desliguei a TV, fui dar minhas aulas e agora com licença, que tem uma pilha de roupa pra passar ali me esperando. Algumas coisas não mudam tanto assim.

Anúncios

8 respostas em “Conto de fadas, quem não gosta?

  1. Gostei mesmo da daminha de honra com cara de b***a no canto da foto. Tadinha, vai entrar pra história com aquela carinha de onça furiosa.

    • Ah, tem uma série ótima de fotos da garotinha circulando por aí. Imagina como ela deve ter ficado dentro da abadia na hora em que tocaram as trombetas, com aquela acústica maravilhosa!!! 🙂
      Mas na verdade ela estava tapando os ouvidos por causa da ‘esquadrilha da fumaça’ da RAF dando rasante no palácio.

  2. Caramba, como eu gosto de ler o que vc escreve! Quando eu crescer quero sem igual a vc!!! 😛
    PS: Teve cajuzinho sim! E coxinha! Vai lá no meu álbum, pra vc ver!

  3. Concordo com tudo.
    E concordo muito com sua avó, estou entrando nessa fase que ela mencinou de querer ver coisas bonitas, porque coisa feia a gente já ver demais.
    Eu estava meio por fora dos acontecimentos em volta do casamento, não porque torcia o nariz, mas delsligada mesmo. Hoje entrei na internet e me dei conta de que o casamento era hoje pela manhã, liguei a tv e vi um pouco, queria ver o vestido da noiva e demais modelitos, movimentacão, mas fiquei pouco tempo vendo porque tinha que ir cuidar da minha vidinha também.
    Beijo

    • Ah, preocupa não, o que não vai faltar nos próximos dias é replay dos melhores momentos, fotos do vestido, fofocas da cerimônia, piadinhas, enfim, o repertório promete ser vasto. Vai dar tempo de você fazer um catching up básico no assunto! 🙂
      Sabe que eu também estou assim, querendo leveza? E ando meio com preguiça da galera que só faz reclamar de tudo e achar tudo chato e ruim. Aliás, não é tanto o achar tudo chato, mas é criticar tudo de uma maneira muito chata, levando tudo a ferro e fogo. Devo estar ficando velha, que nem dizia vovó…
      bjk

  4. Não vi a cerimônia, mas li aqui e lá na Naomi, e achei um barato a menina no canto da foto. Vai ver tocaram vuvuzelas…

    Meio sem tempo, saudade de nossos papos via comentário!

    P.S. Postei lá no barco sobre o Trio em sol menor de chopin, que vi em Star Trek… e tem um selo esperando por você lá! 🙂

    ieu

    • Uêba, vou passar por lá! Obrigada! 🙂
      Pois é, estamos meio sumidões mesmo, vida real de vez em quando atropela a virtual ‘diconforça’.
      A menininha, tadinha, estava louca com a barulheira dos aviões da RAF fazendo gracinha no céu literalmente ‘pra inglês ver’. E ela já devia estar meio de saco cheio da presepada toda e doida pra poder ir pro quintal do paláico brincar de pegador!
      bjk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s