E a história se repete


&&&

“(…) sou castanheiro desde os sete anos de idade, vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso vivo com a bala na cabeça a qualquer hora. Porque eu vou pra cima, eu denuncio os madeireiros, denuncio os carvoeiros, e por isso eles acham que eu não posso existir. A mesma coisa que fizeram no Acre com o Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a irmã Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui conversando com vocês, daqui a um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci.”

José Cláudio Ribeiro da Silva estava errado. Não foi um mês, foram seis. E não desapareceu, ele e Maria do Espírito Santo, sua mulher, foram assassinados ontem no sul do Pará, no mesmo dia em que a Câmara aprovou o texto-base do novo Código Florestal. Sua fala durante o TED- Amazônia, em novembro de 2010, soa tristemente profética. E por isso (mas não só por isso) todo mundo deveria ouvi-la.
***

6 respostas em “E a história se repete

  1. Tem tanta coisa podre nesse país que tem hora que desanima, viu? Tá mais que na hora da gente acordar e fazer alguma coisa. Impunidade, seu nome é Brasil.

  2. Mas o pessoal não perde tempo. Estão tentando criar mais alguns estados naquelas bandas. Com isso teremos mais alguns governadores, secretários, muitos novos deputados, senadores e uma penca de políticos indignados para fazerem discursos em alguma CPI fajuta, e, se possível, descolar mais algum troco para algum projeto humanitário, sustentável e neutro em carbono.

    • Por essa e por outras é que eu já deixei de acreditar há séculos nessa bobagem de ‘esquerda’ e ‘direita’. Só existem dois partidos: quem tá no poder e quem tá brigando pra chegar lá. De resto, é tudo farinha (carunchada) do mesmo saco.

Deixe um comentário

