João Gilberto, 80 anos

Era pra gente puxar um ‘Parabéns pra Você’ hoje, em homenagem aos oitenta anos do João Gilberto, mas e o medão de que alguém cante desafinado do tom de F#7 ou saia do ritmo do compasso 13/5? João muito provavelmente pegaria seu violão, faria meia-volta e iria embora sem dizer uma palavra, e nem os brados de ‘Fica, vai ter bolo!’ da galera em perfeito uníssono o fariam mudar de ideia. Ele é daquelas unanimidades, né, um daqueles superhiperüber artistas que ninguém ousaria desafiar ou torcer o nariz para, mas deixa eu te confessar uma coisinha, consciente de que ao fazer isso queixos irão cair, sobrancelhas arquear e mãos serão jogadas para o alto em sinal de total incredulidade? Eu… âhn… gosto muito do João Gilberto não. Quer dizer, deixa eu refrasear isso: eu adoro a batida do violão dele. Gosto do fato dele ter gravado tantas músicas lindas do Tom e tantos sambas memoráveis do Noel e do Ary. Acho legal ele ter mostrado que qualquer um com voz chinfrim como a dele pode cantar afinado e fazer sucesso, Mariah Carey bem que podia ter pensado nisso antes de sair berrando trezentas notas onde bastavam três. Mas os pitis do João sempre me irritaram e, confesso, estragaram um bocado do prazer de ouvi-lo cantar. Parece que ele está me dizendo a todo instante “sim, sou demais para você, mas como sou um ser magnânimo e benevolente, vou cantar uma musiquinha aqui para o seu deleite, calaboca e talvez, quem sabe, você seja merecedora dessas minhas notas musicais”. Bom, pode ser que não seja nada disso, mas é assim que chega aos meus ouvidos. Os ataques de estrelismo do João, a meu ver, passaram e muito do nível do profissionalismo, até do perfeccionismo. Nem Johann Sebastian Bach em toda sua genialidade seria assim tão encrenquinha. E essa mania que o João tem de sair desembestado cantando a letra, deixando a melodia no violão lá atrás, olha, me tira do sério. Custava ele cantar no ritmo, tinha que sair bagunçando tudo, pelamor? Mas eu é que devo ser a implicante, porque as pessoas sempre justificam com um ‘ah, mas o João Gilberto é assim mesmo, é o jeito dele’. Eu sei, uai, e não gosto, pronto. Reconheço a genialidade dele, admiro seu violão, não bato palmas porque não sei se elas vão sair no tom. Pra mim, o João fica bem na foto mesmo é quando junta com o Tom. Como neste vídeo aqui, porque Chega de Saudade é daquelas músicas com o poder de não envelhecer nunca.
***

12 respostas em “João Gilberto, 80 anos

    • Nem sei se posso dizer que esta é A favorita ‘a nível’ de Tom Jobim, mas definitivamente tá entre as mais-mais. Linda é pouco! Roube à vontade, certeza que ele ficaria bem ‘sastifeito’!
      bjk

  1. Então, eu também não gosto muito dele. Pra dizer a verdade impressão que tenho do João Gilberto é que ele é chato pra caramba e resolvi implicar com ele, mais ou menos de graça. Concordo que as músicas dele são fantásticas, mas a vozinha… Cá entre nós na internet, é impressão minha ou ele é meio fanhoso? Ouvir ele cantando é meio que torturante para mim. Ok, gosto de verdade das músicas dele, mas prefiro ouvir na voz de outros cantores. Fazer o quê se meus ouvidos também são sensíveis?

    Cansativo mesmo são os pitis. Gente, é MPB, não música erudita. Não entendo muito o sentido de música popular se não for para todo mundo ouvir e cantar, dentro ou fora do tom, no ritmo ou não. João, ta na fogueira é pra se queimar, meu nêgo. E sem reclamar!

    Já com Tom a coisa muda um bocado de figura…

    • Uêba, mais gente pro meu time! Eu também tenho umas implicâncias meio inexplicáveis, por exemplo, não suporto o ator Richar Dreyfuss (Jizúis, como é que escreve o nome do homi?), acho ele um porre, quase me fez não gostar de Contatos Imediatos… João canta bem pelo nariz mesmo, num agrado muito não. E piti é uma canseira, né, quando eu vou a um show eu implico com a galera soltando gritinhos e batendo palma (geralmente no compasso errado, mas fazer o quê…) mas daí a exigir silêncio sepulcral vai uma loooooonga distância. Ando cada vez mais encafifada com essa mania de extremos do pessoal, ou 8 ou 80. Onde foi parar o equilíbrio, a temperança, o meio-termo??? Na hora que é preciso ser radical, neguinho faz corpo mole. Aí radicaliza onde não carece, humpf…
      Do Tom eu nem falo, adoro adoro… 🙂
      bjk

  2. Tá sozinha não, Mônica. Gos’dele também não… aliás, gosto nada dele…pra mim, o Tom sozinho é muito mais que bastante.

  3. Eu MORRO de preguiça de João… Essa coisa dele sair correndo na música pra depois esperar o violão voltar pro acompanhamento é um porre. Talvez pelo fato de não saber cantar, ele desembesta quase que recitando a letra, em vez de cantar, como se fosse uma versão primitiva de um “rapper de bossa” (eu disse BOSSA!), pra dar aquela, digamos, escondida na total falta de talento como intérprete. Tem quem ache que é um “charme” que ele faz só pra compensar o fato de ter voz de pato rouco (ou fanho), mas, sinceramente, dos compositores brasileiros que cantam mal, sou muito mais Chico e Tom (e olha que o Chico não toca nada, hein!).

    • Sabe que eu acho que o João sabe cantar bem direitinho? Quer dizer, ele dá super conta do recado com aquele tiquinho de voz que ele tem e é afinadíssimo. Eu não gosto da voz e da correria, mas é estilo dele mesmo, o contrário da Bethânia, que adora ficar numa nota e de repente correr atrás da melodia que já vai lááá na frente. Eu acho essas unanimidades meio chatas, parece que todo mundo TEM que gostar e fazer cara de conteúdo quando ouve. Mas eu também prefiro mil vezes a voz do Chico (que pelo menos já admitiu sua ‘voz chinfrim’ numa música) e do Tom que, além de tudo, sempre me pareceu super à vontade nessa mistura de popular e ‘erudito’.. Por mim, o João ficava só no violão e já estava perfeito.

  4. Me expressei mal… quando disse que ele não sabe cantar, queria dizer que ele não tem voz boa. Músico e compositor do calibre dele, não tinha como não saber cantar, né? Mas voz, não tem nenhuma. Só que se acha o último biscoito do pacote…

Deixe um comentário

