Solte a voz nas estradas, já não podem te parar

Um escritor não precisa de registro formal em um ‘sindicato dos escritores’ antes de poder publicar um livro. Há alguns anos, o diploma de jornalista foi abolido e, pelo menos em tese, qualquer pessoa pode escrever para os jornais e revistas do patropi. A mais recente decisão do STF envolve os músicos: agora já não é mais necessário o registro em entidade de classe para tocar profissionalmente. Não é lei, mas todos os pedidos que chegarem ao tribunal deverão ser decididos em favor da não cobrança do registro.

Até que faz sentido. Só não concordei muito com a justificativa da ministra Ellen Gracie. Ela disse que o registro nas entidades (CRM, CREA, OAB etc.) só deve ser exigido em casos como medicina, engenharia e advocacia por exemplo, nos quais o exercício sem controle da profissão representa um fator de ‘risco social’. Aparentemente, a senhora ministra não tem frequentado os botequins com música ao vivo e não está por dentro da galera que anda cantando, tocando e gravando por essa brasilândia afora. Porque, gente, tem cantor por aí que eu garanto que se encaixa facilmente no quadro de ‘promoção de risco social’. Pelo menos pros nossos ouvidos.
***

Anúncios

4 respostas em “Solte a voz nas estradas, já não podem te parar

  1. Verdade, não pude deixar de rir. E quanto às outras categorias, com registro mas sem controle, de nada serve, o que tem desses profissionais comentendo erros inadimissiveis não eh brincadeira.

    • Grande verdade, Luciana. Tem profissional por aí que dá medo. De nada adianta a entidade ficar só nessa de arrecadar, né, ou só aparecer para defender o seu associado. Tem que fiscalizar e tomar providências quando esses erros absurdos (que a gente vê a toda hora) acontecem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s