Primavera no outono

Dizem as más línguas que aqui no Brasil só existem duas estações: a do ‘calordapôrra’ e a do ‘friopracaralho’. Do lado de lá do equador tem todo aquele ritual de inverno virar primavera, verão virar outono e tudo o mais, mas aqui a gente tem que prestar a maior atenção pra saber quando entra o novo tempo. E nem adianta espiar o calendário, porque o clima anda doido de pedra e faz frio quando deveria esquentar e esquenta quando é hora de esfriar, não dá pra confiar. Mas, prestando um cadinho de atenção, a gente descobre aqui e ali os primeiros sinais do outono na cidade. Por exemplo, nas quaresmeiras que enfeitam muitas ruas e jardins. Enquanto lá em Washington DC as cerejeiras explodem em flores pra avisar que o inverno já deu o que tinha que dar, em Belo Horizonte é tempo de primavera em pleno outono.
***

  

cerejeiras em Washington DC (Bonnie B. Sutton – copyright) e quaresmeira em BH
***

Anúncios

4 respostas em “Primavera no outono

  1. aqui no Rio era assim. agora mudou tudo. no dia que começou o outono o tempo mudou e agora já tá um fresquinho estranho, diferente. eu ia justamente comentar que gosto dessa novidade climática, de saber que existem estações do ano. claro que mantemos as proporções tropicais, mas pra quem tá atento, como vc mesma disse, dá pra ver, sim!

    • Aqui em BH eu percebo as mudanças sobretudo nas flores, as quaresmeiras agora (se bem que elas andam meio doidas e florindo o ano todo!), os ipês e azaleias no inverno, flamboyants e sibipirunas na primavera, é tudo muito lindo. Eu gosto das estações marcadas, dessa mudança de ares e visual, da luminosidade diferente dos dias. Mesmo em cidade grande, a Natureza costuma ser teimosinha e nos apresentar espetáculos imperdíveis…
      bjk

    • Os ipês são árvores do inverno, aqui começam a florir lá pra julho, se bem que o tempo anda tão doido que nem dá mais pra ter certeza. Amo os ipês, mas as quaresmeiras são uma graça, às vezes a árvore ainda é uma mudinha e lá na ponta já aparece flor – tanto as roxas como as rosa. Lindinhas, né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s