Pede pra sair

Os anos 80 foram bastante movimentados pro meu lado. Neles eu fiz vestibular, cursei e me formei na universidade, tirei carteira de motorista, comecei a trabalhar, juntei um dinheirinho pra comprar meu primeiro carro (esse já quase na virada pros anos 90), fiz algumas provas de proficiência em inglês, comecei a dar aulas, fiz um pezinho de meia e fui estudar em Londres e fazer minha primeira grande viagem pela Zoropa. Ao contrário da galera cinco ou seis anos mais nova do que eu, não havia grandes dramas ou questionamentos na minha vida; também passei meio batido pela avalanche de bandas e bandinhas de rock nacional que dominavam ‘as rádias’ da época.

Eu curtia a irreverência da Blitz, gostava do som dos Paralamas, acho que prestava atenção no Ultraje a Rigor só porque o baixista tinha sido colega de colégio da gente, mas acho que minha incursão pelo cenário pop da época parava por aí. No mais, sinceramente, eu até gostava de umas músicas, não de grupos – eram algumas coisas do Barão Vermelho, um hit do RPM e olhe lá. Os grandes ‘mentores’ da meninada na época – Renato Russo, Cazuza, Cássia Eller, Lobão – eu ignorava boa parte do tempo. Tem toda uma geração que adolesceu ao som desse pessoal, mas eu já estava meio grandinha pra achar que aquilo ali era o suprassumo da quintessência. Reconhecia algumas músicas bacanas, mas olhando aqui as minhas prateleiras com mais de 700 CDs, vem a constatação: não tenho album de nenhum artista dos anos 80, só mesmo algumas compilações que fui fazendo ao longo dos anos, mais pra ter registro do que qualquer outra coisa. O rock que eu ouvia nessa época era basicamente o dos anos 70, acho que ‘novidade’ mesmo, só o U2.

Daí que foi engraçado assistir de camarote ontem à noite ao emocionante embate entre fãs ardorosos do Legião Urbana (e, mais especificamente, do Renato Russo) e os do ator Wagner Moura, que participou de um show/tributo ao Legião/Russo. Do lado de fora da celeuma toda, a coisa estava até divertida. Eu conseguia discordar dos dois grupos. De um lado, os fãs de carteirinha da banda, a turma que cresceu achando o Renato Russo O cara, esses espumavam de raiva com a presença do ator Wagner Moura no palco ocupando O LUGAR do Renato Russo. Praticamente um crime inafiançável. Eu, como nunca achei a banda isso tudo (e antes que briguem comigo, gosto muito de várias músicas deles, tenho algumas coisas gravadas aqui em algum lugar, mas é isso), não via motivo nenhum pra excomungar o moço. Os fãs do ator saíram logo em defesa, muita coragem do Moura fazer um show desses pra esse tanto de gente, uma homenagem bacana, e eu do lado de cá pensando que, como cantor, o Wagner Moura é um ótimo ator. Acho até louvável um artista buscar formas alternativas de se expressar e tal, mas eu estava torcendo pra alguém do BOPE subir no palco e berrar pro capitão Nascimento: “Pede pra sair!”. Muito chatinho o moço. Desafinado. Sem-graça (fãs brigando comigo em 3… 2… 1…).

Não durei muito na frente da TV, claro, se eu não tinha muita paciência pro cantor original, encarar o genérico estava fora de cogitação. Bacana ver o público entusiasmado, legal ouvir algumas músicas que eu não ouvia há tempos, divertido ver o pessoal quase se engalfinhando virtualmente por causa de tão pouco. Mas, sinceramente, fico aqui na expectativa de, da próxima vez, ver o Wagner Moura num Tropa de Elite 3, e não num Tributo 2.

2 respostas em “Pede pra sair

  1. adorei o texto. ouvi todos eles – mas nunca fui lá muito fã de grupo nenhum, apesar de gostar “um pouco” detodos.

    BAnda cover nao e comigo nao!

    Agora Wagner Moura que me perdoe, mas eu nao consegui nem ver o Tropa de elite 2 até o fim, espero naos er submetida ao 3…

    • Eu também só gostava das músicas individualmente. Mas achava a Blitz divertida, não se levava a sério e era uma coisa mais performática, teatral, eu curtia. Foi uma década meio esquisita mesmo… 🙂

Deixe um comentário

