É o fim…

A Thaís postou este texto dela no Facebook e eu pedi pra trazer aqui pro blog. Porque quem se importa com arte, cultura e educação na brasilândia tá cansado de ver exemplos triste como esse. As histórias se repetem ad nauseum pelo país e os senhores e senhoras que representam o poder público em todas as esferas costumam não dar a mínima. Atualmente, se o tema não for a Copa, ninguém por ali presta a menor atenção. Então vou passar a palavra pra ela e, se você achar importante, compartilhe com seus amigos. Parece coisa pouca, mas não é não.
***

Maestro Elias Lobo, 653 e o dia em que São Paulo matou o ballet clássico

É com muita tristeza que venho aqui dividir meu luto.

Hoje a São Paulo que proibe a distribuição de comida a moradores de rua, a São Paulo que destrói seu patrimônio arquitetônico com empreendimentos imobiliários faraônicos, a mesma São Paulo que entope ruas de carros e fumaça, a mesma São Paulo que atropela ciclistas e motoqueiros, aquela que cria vergonhosas rampas antimendigos, não oferece transporte público digno e comete homicídios contra homossexuais, foi ela mesma a responsável por fechar mais uma de suas escolas de ballet.

O estúdio Kitty Bodeheim, há 60 anos locado na Rua Maestro Elias Lobo, fechou hoje suas portas. Uma lei de zoneamento, que divide a cidade em bairros residenciais de ricos e guetos industriais de pobres, foi determinante na ação da Subprefeitura de Pinheiros em lacrar, para todo sempre, o local em que não só bailarinos, mas seres humanos foram formados.

Dança é muito mais que arte. Dança é estilo de vida. Várias gerações aprenderam com Dona Kitty pliés, arabesques, fouettés e também o verdadeiro sentido da amizade, da disciplina e do comprometimento. Valores que não se encontra mais nem na São Paulo que matou a escola e nem em qualquer outro lugar.

Não conheci Dona Kitty pessoalmente. Quando cheguei à escola, ela já havia falecido. Mas seu legado é tão forte que sua presença é viva em cada uma das pessoas com quem dividi a barra, o centro e meus últimos dois anos. Uma germânica a frente de seu tempo, inteligentíssima e com a capacidade de retirar o melhor de cada aluno. Ouvi pouco, mas o suficiente pra entender que a família que ela criou foi a mesma que me acolheu e retirou toda neura de insistir no ballet mesmo após os 30 anos e mesmo com alguns centímetros a mais de coxa. Porque dança não é corpo, dança é alma!

Hoje, São Paulo, você deixou órfãs gerações e gerações de bailarinos e professores de ballet que exerciam sua prática sem incomodar absolutamente ninguém. O maior incômodo talvez fosse apenas o som do piano. Porque sim… o estúdio Kitty Bodeheim era a última de suas escolas que ainda mantinha pianistas em salas de aula.

Hoje, São Paulo, você simplesmente deu as costas às maiores bailarinas e mestres que a cidade já formou: Neyde Rossi e Ady Ador. Elas deram suor e sangue pela dança da cidade e em troca as presenteou com a dificuldade em alugar espaços decentes por montantes exorbitantes que atividades culturais não conseguem bancar. Isso, se espaços decentes existissem por aqui!

Hoje, São Paulo, você confiscou o prazer e a satisfação de pessoas digníssimas como a Sandra que enxergam na dança sentido de vida e inspiram pessoas.

Hoje, São Paulo, você me envergonhou e me entristeceu. Mas como bailarina disciplinada, permanecerei firme e insistindo para que você seja mais humana e gentil para com aqueles que vivem por você.

Amigos e amigas da Dona Kitty, vocês que dividem o mesmo sentimento que eu, compartilhem esta mensagem. Se o que ficou hoje foi um sentimento de injustiça, vamos pelo menos usar nossa voz como registro desse absurdo. Restou-nos pouca ou nenhuma força para mudar a situação, mas é preciso falar! Muito obrigada!  (por Thaís Resende Gondar)

5 respostas em “É o fim…

  1. Quando você encontra um ser hummano sem nada na mente, ele é como um animal: come, dorme, faz alguma coisa inutil e mais nada. Então, quem está no poder percebe que esse tipo de gente tende a acreditar mais nos filminhos de propaganda eleitoral do que na própria realidade. Isso não é novo. Goebels usou pra caramba e , antes dele, vários outros. Ele apenas ponteou o que seria o uos moderno da mídia. Marshall Mc Luan, conhecido de tantas pessoas, informou , em 1956, pois o seu livro foi lançado no Brasil em 1964, que o ser humano midiático não teria mais atitude nem pensamnto próprio. Trocaria todos os sentidos por um olho. Então, não estanho que isso ocorra. No museu da língua portuguesa, ontem, pude ver a frequência e o conhecimento da língua , pela garotada, eo desinterêsse. A maioria estava lá porque contaria pontos na média. Ninguém usou sequer um terminal para ver o significado de uma palavra, por exemplo. Então, as autoriades estão muito interessadas em manter a incultura em desenvolvimento e os jogos de ” força ” como padrão da sociedade, mais nada. Não fico surpreso. Surpreso fiquei quando elegeram Kassab. O resto eu esperava , conhecendo o cara como conheço.

  2. Lamentável, não apenas para São Paulo, mas para todo o Brasil!
    Condolências, por empreendimentos de tamanha importância, sejam negligenciados
    e desrespeitados!

    Uma Nação como todos sabemos, deve ter sua cultura preservada,
    e legada às próximas gerações, com suas características peculiares!
    Nada impede… que surja o ‘n o v o’, mas para que o novo ascenda,
    não se deve destruir a memória.
    O legado da arte, seja qual for sua espécie, é para ser transferido.
    Nada que se considere ‘moderno, de vanguarda’, terão validade sem a origem ‘clássica’!
    Se assim não for, não poderá ser considerada ‘arte legítima’!…
    O Brasil tem condições de ser arquétipo para o mundo, pela sua pluralidade e riqueza
    de materiais a partir de sua própria natureza e criatividade de seu povo,
    desde que bem direcionados, e bem estimulados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s