***
Escutando dona Canô cantando Lamartine assim, essa voz tão doce e afinadinha, vestidinho de algodão e lençóis secando no varal do quintal, me dá uma saudade enorme das minhas avós. Porque eu tive avós antigas, sabe, dessas avós que a gente não encontra mais nos dias de hoje, pelo menos não com a facilidade de antigamente. Vó com cheiro de perfume de Alfazema da Phebo, cabelos muito brancos presos num coque à custa de alguns vários grampos, vestido estampadinho abotoado na frente. Vó que ia pra missa e levava a Bíblia e o véu, que cantava modinhas enquanto passava a vassoura pela casa, que servia licor de pequi e jabuticaba pras visitas em copinhos coloridos – vermelho, azul, verde, amarelo – de vidro trabalhado, vó que fazia crochê e nos aniversários dos netos ia pra cozinha ajudar a fazer bala-delícia. Vó que usava brinco de pérolas em dia de festa e tinha vasinhos de gerânios na varanda da sala, que rezava o terço, que ralhava com firmeza e carinho quando a gente se comportava mal, que tinha sempre um pedaço de doce ou bolo escondido no alto do armário pra dar pra gente sem a mãe ver. As minhas avós, pensando bem, sempre tiveram cara de vó, desde que eu me entendo por gente. E dona Canô, que dá vontade da gente embrulhar num papel com fita e trazer pra casa, completa amanhã 105 anos.

2 respostas em “

  1. Monquinha,
    não só tive uma avó assimzinha mesmo como você descreveu, como também várias daquelas tias antigas, que sabiam de remédios para gripe, tosse, catarro, quebranto e rezavam um teço como ninguém.
    Não vou falar mais nada: deixe-me, por favor, com minhas almas queridas.
    Muito obrigado por lembranças tão caras a mim e a meus contemporâneos.
    Ah, ia me esquecendo: viva Dona Canô ! ! ! ! !

Deixe uma resposta

